10 coisas que as pessoas de sucesso fazem aos finais de semana

Um estudo feito pela Universidade de Stanford mostra que a produtividade por hora declina quando a semana de trabalho excede 50 horas e, após 55 horas de trabalho, a produtividade fica tão baixa que não há mais motivo para trabalhar

SÃO PAULO – Tomando como exemplo o fundador do site Hotwire.com e CEO da Zillow, Spencer Rascoff se encaixa na definição da maioria das pessoas de sucesso. E, mesmo com tanto trabalho para fazer, ele afirma que se recusa a trabalhar, de qualquer maneira, nos finais de semana.

Um estudo feito pela Universidade de Stanford mostra que, talvez, Rascoff esteja fazendo a coisa certa: a produtividade por hora declina quando a semana de trabalho excede 50 horas e, após 55 horas de trabalho, a produtividade fica tão baixa que não há mais motivo para trabalhar.

[Últimos dias]
Curso STARTUP DE A a Z - Construindo Negócios CampeõesQuero participar!

Como Rascoff, pessoas de sucesso sabem a importância de relaxar aos finais de semana e dar preferência às atividades rejuvenescentes.

Confira, segundo o Entrepreneur, as 10 coisas que as pessoas de sucesso fazem aos finais de semana e que lhes garantem mais produtividade na semana seguinte:

1. Se desconectam
Essa é a estratégia de finais de semana mais importante: se você não consegue encontrar uma maneira de se desligar do trabalho desde o final da sexta-feira até a manhã de segunda-feira, então você nunca deixa de trabalhar.

Ao se deixar disponível para o trabalho durante as 24 horas de todos os dias da semana, você se expõe a uma barragem que impossibilita que você tenha um novo foco e recarregue as energias. Se deixar de responder a e-mails e ligações durante o final de semana inteiro não é possível, tente designar horários específicos para isso.

2. Minimizam suas tarefas
Com muitas tarefas a serem feitas nos finais de semana, você perde as oportunidades que teria para relaxar e refletir. Pior ainda, essas tarefas são semelhantes a trabalho a ser feito, o que dá a sensação de que você trabalha todos os dias da semana.

Novamente, a melhor coisa a se fazer é selecionar horários e dias específicos para fazê-las, deixando o final de semana de fora.

3. Refletem
A reflexão semanal é uma ferramenta importante para o progresso. Utilize os finais de semana para encontrar as forças maiores que estão moldando sua indústria, sua organização e seu emprego. Sem as distrações do trabalho de segunda a sexta-feira, você é capaz de enxergar as coisas com mais clareza.

4. Se exercitam
Além de ser fazer bem para o físico, é uma boa hora para ter novas ideias – e o final de semana é perfeito para isso. Independente do exercício físico que for melhor para você, é uma boa hora para relaxar e esquecer-se dos problemas. É importante lembrar-se de fazer dessa atividade uma parte importante de todos os seus finais de semana.

5. Buscam uma paixão
Tire os finais de semana para fazer algo pelo qual é apaixonado. Essa é uma maneira de escapar do estresse e abrir sua mente para novas maneiras de pensar e novas ideias. Tocar música, ler, escrever, pintar são algumas das atividades que te estimulam a pensar de diferentes maneiras.

6. Passam tempo de qualidade com sua família
Para relaxar aos finais de semana, é essencial passar parte de seu tempo com sua família. Planeje atividades com seus filhos, faça uma viagem até a casa de parentes distantes, mas não deixe de incluí-los em seu final de semana.

7. Programam pequenas aventuras
Compre ingressos para um show ou uma peça, faça uma reserva no novo hotel perto de sua casa, planeje um passeio longo. Pense em algo que nunca fez ou que não faz há muito tempo. Estudos comprovam que antecipar algo bom que acontecerá é uma parte significante do que faz a atividade prazerosa. Saber que você tem algo interessante planejado não somente será divertido, mas também melhorará seu humor durante a semana.

8. Acordam no mesmo horário dos demais dias da semana
Embora seja tentador dormir por mais tempo nos finais de semana, ter um horário inconsistente para acordar desregula seu ciclo biológico. Seu corpo funciona através de ciclos de sono para que você se sinta descansado e renovado a cada dia.

Quando seu sono ultrapassa o horário regular de acordar aos finais de semana, você acaba se sentindo mais cansado do que relaxado. E isso não somente é ruim para seu dia, mas também te deixa menos produtivo no dia seguinte, pois seu corpo não está pronto para acordar no horário regular.

9. Designam as manhãs como tempo para si mesmos
Durante a semana, pode ser difícil arrumar tempo para si mesmo, principalmente se você possui uma família. Encontrar uma maneira de se engajar a uma atividade que gosta pela manhã pode ser uma ferramenta de auxílio para a felicidade e para clarear sua mente.

10. Se preparam para a semana seguinte
O final de semana é o momento para planejar como você deseja que seja sua semana seguinte. Ao menos 30 minutos de planejamento pode render produtividade e redução do estresse. A semana parece ser mais maleável quando você possui um plano.




StartSe no Facebook:

Sobre o Autor

Júlia Miozzo é repórter do Portal InfoMoney

A melhor plataforma para a conexão de
startups a mentores e investidores
Cadastre sua Startup