Microsoft quer que você tenha celular com Windows (e vai conseguir)

A pesada falta de aplicativos para celulares com Windows foi resolvida definitivamente

Quem tem celular com Windows geralmente gosta muito. Rápido, leve, responsivo – as qualidades citadas são inúmeras entre os fãs. O problema é que mesmo com toda essa “qualidade percebida” apenas 1% de todo o mercado de smartphones está nas mãos da Microsoft. E esse número não cresce.

E o motivo desta estagnação toda? A pesada falta de aplicativos para celulares com Windows. Todos eles estão disponíveis, em grande escala, apenas para Android e iPhone. E tem gente que tem aplicativo para Windows e nem divulga (para quê ocupar um espaço com um logo do Windows que só atinge 1% dos usuários?). E isso ajuda a diminuir a percepção de que você vai achar um aplicativo para tudo.

[Últimos dias]
Curso STARTUP DE A a Z - Construindo Negócios CampeõesQuero participar!

INSCREVA-SE com 12% de desconto no ACCELERATOR DAY e faça parte do programa oficial de Apoio a Startups da Microsoft.

Só que agora a Microsoft tem uma nova ferramenta que pode fazer com que você, finalmente, compre um celular com Windows em breve: o Project Islandwood, uma das ferramentas para transportar aplicativos do iOS para o WUA (Windows Universal Applications). Existia também o Project Astoria – que transportava os aplicativos de Android -, mas este foi cancelado (o que não é um problema muito grande, já que a maioria dos aplicativos está no iOS.

Como o processo de portabilidade de um app pode demorar dias, semanas, meses, muitas empresas nem se davam ao trabalho de fazer um aplicativo para o Windows 10. Quem quer apenas 1% do mercado? Então o Project Islandwood precisava ser muito, muito simples para valer a pena. E aparentemente é.

Um desenvolvedor resolveu testar a ferramenta e fez com que um popular jogo de iPhone – Canabalt – e transformasse em um jogo de Windows em menos de 5 minutos. Menos de 5 minutos para conseguir deixar um jogo 100% funcional em qualquer celular, computador, tablet e Xbox com Windows 10 instalado.

Repetindo pela última vez: menos de 5 minutos para transformar um aplicativo de iPhone em um WUA. O tempo que você gasta toda manhã virando de um lado para o outro na cama ou aquele cafézinho que você tomou mais cedo no horário de trabalho ou aquela fofoca de seu colega de trabalho. Muito, muito rápido.

Isso deverá permitir que uma base grande de aplicativos não disponíveis para Windows (alô, Snapchat?) seja transportada em breve. E isso deverá ajudar com que 99% do mercado de smartphones tenha a oportunidade de ver a mesma qualidade que 1% dos usuários de Windows vejam. E a Microsoft conta com isso.




StartSe no Facebook:

Sobre o Autor

Felipe Moreno é editor do StartSe, autor do livro "Eike - A derrocada do homem mais rico do Brasil" e fundador do Middi. Foi repórter e editor no Portal InfoMoney antes disso

A melhor plataforma para a conexão de
startups a mentores e investidores
Cadastre sua Startup